Luminárias começam a ser substituídas por LED em Arroio do Tigre

A Administração de Arroio do Tigre iniciou essa semana a substituição das luminárias através da troca das lâmpadas de vapor metálico, vapor de sódio e fluorescentes, por LED. A mudança que será efetuada em todas as Ruas do centro e bairros está sendo realizada pela Empresa Embralux Comércio de Lâmpadas e Luminárias LTDA, empresa vencedora da modalidade Concorrência 01/2020.
O prefeito Marciano Ravanello, falando à Geração nesta sexta-feira, 22, disse que o objetivo é melhorar a qualidade da iluminação pública, prevenir a criminalidade e o vandalismo, trazendo mais segurança à população. “A iluminação pública é essencial para qualidade de vida da população e o novo projeto, além da grande economia, valoriza os espaços urbanos aumentando a percepção de segurança no período noturno. Além da economia, será inegável a melhoria no aspecto estético da cidade, através de uma melhor iluminação pública que valoriza os aspectos paisagísticos da cidade”.
Ao todo, serão substituídas 1.200 luminárias, cabos e conectores, no perímetro urbano e no parque municipal de eventos.
A substituição do sistema de iluminação no município, faz parte do programa de eficientização da iluminação pública, cujo programa vai trazer uma economia nos gastos de energia em torno de 55% do custo da iluminação. Com o uso dessa tecnologia, o município terá vários benefícios, como menor consumo de energia elétrica da iluminação LED; menor custo, tendo em visto que a vida útil estimada de cada luminária do tipo LED é superior a 5 (cinco) anos, comparada com os demais sistemas; maior durabilidade e significativa redução na frequência da troca das lâmpadas danificadas; eliminação do uso de reatores, facilitando a instalação e eliminando a demora na substituição; não utilização de produtos ecologicamente nocivos, além de um menor nível de aquecimento e não emissão de radiação ultravioleta.
A substituição do sistema de iluminação pública com LED, colabora ainda para o bem estar da população e para a preservação do meio-ambiente, por não possuir na sua composição, materiais nocivos à saúde ou à natureza, como mercúrio ou chumbo. Desta forma, além da economia de gastos, o programa de eficientização da iluminação pública, traz ainda benefícios a saúde da população, bem como ao meio ambiente.
Ouça a entrevista no player acima.