“Arandu Mirim: Pequenas Sabedorias” é um livro bilíngue que busca aproximar o guarani e o português, oferecendo ao leitor histórias transmitidas pelo povo Guarani Mbya. Os autores, Gerônimo Morinico Franco e Jackson Alexandre Ramos, ambos indígenas, escreveram e ilustraram a obra, que será lançada no Centro Cultural da Ufrgs, na próxima segunda-feira, 10 de julho, às 16h.
O livro apresenta quatro histórias de sabedoria indígena, com o propósito de compartilhar ensinamentos. Jackson explica que sempre teve o desejo de escrever essas histórias e vê-las publicadas, pois são narrativas que ainda são contadas e valorizadas pelo seu povo.
Gerônimo complementa afirmando que as histórias surgem quando são necessárias e são compartilhadas por toda a aldeia. Ele destaca que o livro inclui histórias contadas pelos anciãos, ouvidas em diversos espaços da aldeia, como ao redor do fogo ou na mata, e que atualmente também são transmitidas na escola.
Para a professora Ana Lúcia Liberato Tettamanzy, do Instituto de Letras da Ufrgs e consultora da publicação, o livro bilíngue em guarani e português permite que o leitor conheça a diversidade do mundo. Ela destaca que, com aparente simplicidade, os Guarani Mbyá têm muito a ensinar sobre viver com alegria, respeitar os mais velhos e as crianças, além de cuidar da terra e de seus habitantes, enquanto cantam e expressam gratidão às divindades por mais um dia.
Os autores, Jackson Alexandre Ramos e Gerônimo Morinico Franco, são membros da etnia indígena Mbya Guarani. Jackson, de 39 anos, nasceu em uma aldeia do município de Salto do Jacuí, e atualmente reside na Tekoa Anhetenguá, localizada no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Ele foi professor na escola da aldeia por seis anos, lecionando para as séries iniciais e ensinando a língua guarani nas séries finais.
Gerônimo Morinico Franco, cujo nome tradicional é Verá Tupã, tem 42 anos e também pertence à etnia Mbya Guarani. Atualmente, ele é professor na escola da aldeia Yvy Poty (Flor da Terra), localizada no município de Barra do Ribeiro.