Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: 55 3327 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
16°
14°
16°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo nublado
Tempo nublado
16°
14°
17°C
Arroio do Tigre
Tempo nublado
No ar: Bom Dia Geração
Ao Vivo: Bom Dia Geração
Cultura

Livro de Indígena nascido em Salto do Jacuí será lançado em Porto Alegre, nesta segunda, 10

Livro de Indígena nascido em Salto do Jacuí será lançado em Porto Alegre, nesta segunda, 10
Foto: Divulgação/Physalis Editora
10.07.2023 09h41  /  Postado por: Redação

“Arandu Mirim: Pequenas Sabedorias” é um livro bilíngue que busca aproximar o guarani e o português, oferecendo ao leitor histórias transmitidas pelo povo Guarani Mbya. Os autores, Gerônimo Morinico Franco e Jackson Alexandre Ramos, ambos indígenas, escreveram e ilustraram a obra, que será lançada no Centro Cultural da Ufrgs, na próxima segunda-feira, 10 de julho, às 16h.

O livro apresenta quatro histórias de sabedoria indígena, com o propósito de compartilhar ensinamentos. Jackson explica que sempre teve o desejo de escrever essas histórias e vê-las publicadas, pois são narrativas que ainda são contadas e valorizadas pelo seu povo.

Gerônimo complementa afirmando que as histórias surgem quando são necessárias e são compartilhadas por toda a aldeia. Ele destaca que o livro inclui histórias contadas pelos anciãos, ouvidas em diversos espaços da aldeia, como ao redor do fogo ou na mata, e que atualmente também são transmitidas na escola.

Para a professora Ana Lúcia Liberato Tettamanzy, do Instituto de Letras da Ufrgs e consultora da publicação, o livro bilíngue em guarani e português permite que o leitor conheça a diversidade do mundo. Ela destaca que, com aparente simplicidade, os Guarani Mbyá têm muito a ensinar sobre viver com alegria, respeitar os mais velhos e as crianças, além de cuidar da terra e de seus habitantes, enquanto cantam e expressam gratidão às divindades por mais um dia.

Os autores, Jackson Alexandre Ramos e Gerônimo Morinico Franco, são membros da etnia indígena Mbya Guarani. Jackson, de 39 anos, nasceu em uma aldeia do município de Salto do Jacuí, e atualmente reside na Tekoa Anhetenguá, localizada no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Ele foi professor na escola da aldeia por seis anos, lecionando para as séries iniciais e ensinando a língua guarani nas séries finais.

Gerônimo Morinico Franco, cujo nome tradicional é Verá Tupã, tem 42 anos e também pertence à etnia Mbya Guarani. Atualmente, ele é professor na escola da aldeia Yvy Poty (Flor da Terra), localizada no município de Barra do Ribeiro.

Com informações do portal Extra Classe
Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.