As Secretarias Municipais de Assistência Social e de Saúde de Sobradinho promoveram quarta-feira (17), na Câmara Municipal de Vereadores, reunião orientadora sobre as normas para a criação de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos- ILPI, uma espécie de lar de idosos regional. Estiveram presentes, pessoas interessadas em implantar a instituição no município, além de pessoas da comunidade.
Na ocasião, técnicas da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, abordaram as normativas e critérios para pleno e regular funcionamento de uma instituição. A secretária de Assistência Social Sara Wachholz adianta que há uma família interessada em implantar uma ILPI, onde funcionava a Casa das Irmãs, e para isso já estão providenciando a documentação necessária. Conforme ela, a prefeitura dará o suporte técnico e as orientações em relação ao funcionamento adequado
Já a equipe de referência de trabalho da ILPI será de responsabilidade exclusiva dos proprietários, visto que é uma instituição privada. Segundo a Secretária atualmente há uma demanda significativa de idosos em Casas de Repouso em outras cidades, sendo que muitas destas estão interditadas judicialmente, em decorrência de irregularidades.