Lançada oficialmente pelo governo gaúcho, a 44ª Expointer
O evento será realizado de 4 a 12 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. “Estamos mais uma vez fazendo uma Expointer especial, por conta das exigências da pandemia. Em 2020, já havíamos inovado, com uma edição totalmente digital. Agora, em 2021, estamos propondo um evento controlado e seguro, com a presença de pessoas no Parque Assis Brasil. Uma característica comum nas duas edições: a Expointer não perdeu a sua alma empreendedora. Mais do que isso: a Expointer traduz dois traços do povo gaúcho: superação e reinvenção diante das dificuldades”, disse o governador Eduardo Leite.
Os cuidados com os visitantes e o público interno começarão na bilheteria, que será totalmente on-line para evitar contato e aglomerações em filas. Também haverá testes de Covid-19 para os expositores. Os cuidados envolvem todos os setores, incluindo um cercamento eletrônico nos principais espaços, com bloqueio automático das catracas caso o limite de pessoas seja alcançado.
O público total que poderá circular pelo Parque Assis Brasil por dia será de 25 mil pessoas, contando o limite de 15 mil visitantes e as 10 mil pessoas que compõem o público interno (trabalhadores em geral, expositores, copromotores, autoridades e imprensa). Com isso, o limite que a feira alcançará será de 135 mil visitas nos nove dias de evento – o que representa menos de um terço do público da edição de 2019.
“O desafio é imenso, mas, ao lado dos nossos copromotores, nos propusemos a fazer um evento que retrate as conquistas do nosso agronegócio. Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia e pelas questões climáticas, os gaúchos produziram uma safra recorde de soja no verão, com mais de 20 milhões de toneladas de grãos. Temos boas projeções para a safra de inverno e, recentemente, recebemos o certificado internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação, um marco histórico esperado por 20 anos. Esses feitos elevam o otimismo das cadeias produtivas, que têm ajudado a alimentar o Estado, o País e o mundo com produtos de qualidade durante a pandemia”, disse a secretária da Agricultura, Silvana Covatti.
Os portões de acesso ao parque ficarão abertos das 8h às 19h30min. Todas as pessoas serão obrigadas a usar máscara e passarão por uma triagem na entrada do parque, com medição de temperatura.
Não será obrigatório estar vacinado contra a Covid-19 para participar do evento.
O público interno (expositores, copromotores e trabalhadores em geral), que estará presente durante os nove dias da Expointer, deverá providenciar o exame e apresentar o resultado negativo ou não detectável para a Covid-19 no primeiro dia de acesso ao parque.
Neste ano, irão a julgamento no parque 2.820 animais de argola, enquanto na edição anterior foram 1.019. O destaque é a participação de ovinos. Ao todo, 810 foram inscritos na exposição.
O Pavilhão da Agricultura Familiar contará com a participação de 216 agroindústrias e empreendimentos de artesanato, plantas e flores. Em 2020, foram 52 estandes em formato drive-thru.
O setor de máquinas agrícolas também estará presente. Até o início deste mês, 85 empresas já haviam confirmado participação.