O juiz campeiro da 14ª Região Tradicionalista, Giancarlo Costa da Silva, em entrevista ao Repórter Geração desta segunda-feira, 10, falou sobre as origens e curiosidades da bombacha e da chama crioula.
Sobre a bombacha larga e a estreita, O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), em março de 2018, emitiu Ofício direcionado às lideranças tradicionalistas sobre a necessidade de adequação da indumentária gaúcha na área campeira. Segundo o documento, há muito tempo existe, entre os dirigentes do MTG, uma preocupação em relação ao uso incorreto principalmente da bombacha. Segundo o presidente, Nairo Callegaro, tem se disseminado o uso de bombachas estreitas, muito parecidas com calça, em total desconformidade com os regulamentos vigentes.
Partindo do princípio que o MTG é o guardião da cultura tradicional do Rio Grande do Sul, não é admissível que se continue aceitando essa total descaracterização desta peça, que verdadeiramente nos identifica como gaúchos – afirma o documento.
Conforme Giancarlo, o MTG tem cobrado um certo rigor com o uso correto da indumentária por parte de todos os participantes.
Ouça entrevista completa no player acima