Jacuizinho promoveu cursos de Eletricista Rural e Instalação de Motores Elétricos

No mês de novembro, o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com o CRAS de Jacuizinho e o Sindicato Rural de Salto do Jacuí ministrou os cursos de Eletricista Rural (dias 4, 7 e 8) e Instalação de Motores Elétricos, nos dias 18, 21 e 22 – com o instrutor Moisés Corrêa.
O treinamento prático sobre a Instalação de Motores Elétricos, com a prática do curso de Eletricista Rural, foi realizado durante esta terça-feira, 11.
O grupo participante aprendeu sobre o processo de instalação elétrica interna de residência, fiação, disjuntores e aterramentos, mas principalmente, como evitar a morte por choque elétrico e técnicas para a diminuição do valor da conta de luz.
Também, treinou-se a instalação de dispositivos protetivos como disjuntores para evitar um incêndio e a queima dos equipamentos, o IDR que evita a morte por choque – tanto de pessoas como de animais e o aterramento bem projetado contra raios.
A Diretora do CRAS, Jane Kremer, salientou que o curso está cumprindo os procedimentos técnicos da NBR 5410 e que vai além de uma oportunidade de aprendizagem, podendo se tornar uma iniciativa importante na geração de empregos no município.
Segundo Moisés, a profissão de eletricista é uma das que apresenta o maior salário do mundo: “É, sem dúvidas, uma grande chance de trabalho para os participantes e é importante destacar que obras com instalações feitas dentro das normas garantem uma conta de energia elétrica entre 20 a 50% mais baixa do que a feita por amadores, a eliminação do risco de incêndios no prédio, alta durabilidade das máquinas elétricas, entre outros benefícios”.
Fonte: Rocheli Dickel – Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Jacuizinho.