O tradicional evento de que reúne tradição gaúcha com fé, está programado para os dias 19, 20 e 21 de outubro, em Jacuizinho. A 13ª Romaria Tradicionalista do Brasil, mais uma vez deve reunir centenas de cavaleiros e romeiros que vão sair da sede do município, percorrendo o interior até o Capitel de Nossa Senhora Aparecida, no Morro da Capelinha, no Piquete Capitão Januário em Serra dos Engenhos, onde ocorre a Missa Crioula no domingo de manhã.
Nesta edição, não haverá o baile de abertura na sexta-feira, devido as obras do ginásio municipal João Malaquias Castilhos Fiuza. Somente missa, seguida de abertura oficial e jantar no salão da igreja Católica. No sábado pela manhã a benção, depois café colonial e em seguida o início da cavalgada.
“É um momento religioso, turístico e de lazer, que jamais poderíamos deixar de proporcionar aos munícipes e visitantes. A Missa Crioula (ponto alto, no domingo) será desenvolvida pelos nossos alunos, valorizando nossos artistas locais, a partir das 10h no Capitel. Depois do almoço teremos apresentações de invernadas e show com o conjunto “Os Guris”, contou a Coordenadora de Cultura, Mara Vaz Textor.
A realização é da Prefeitura e entidades tradicionalistas.