Irmãos são presos por manterem mais de 20 trabalhadores em regime de escravidão em Lajeado
Dois irmãos paraibanos, de 42 e 44 anos, foram presos nesta quarta-feira (24) na BR-386, em Lajeado, no Vale do Taquari, por manterem mais de 20 pessoas sob condição análoga à escravidão. As detenções aconteceram durante uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Brigada Militar e Ministério do Trabalho.
Os trabalhadores eram obrigados a viverem em situações precárias dentro do compartimento de carga de um caminhão. À noite, o veículo ficava em um posto de combustíveis abandonado, localizado no quilômetro 341 da rodovia. As vítimas, todas da Paraíba, eram obrigadas a vender redes, carteiras, cintos, limpador de pára-brisa e outros objetos em troca apenas de água e comida.
Conforme as investigações, quando os trabalhadores não tinham bom desempenho nas vendas, eram espancados e presos em uma cela improvisada dentro do mesmo caminhão em que residiam. Os policiais verificaram também que na noite em que ocorreu a prisão, os dois envolvidos no crime levariam as vítimas para outras cidades do Rio Grande do Sul.
Segundo os trabalhadores, eles se sujeitavam a essas condições por medo. Muitas vezes eram ameaçados de morte, assim como suas famílias, o que os impedia de denunciar a situação.