IPVA fica mais caro em 2022 o vilão e a alta do preço de carros novos e usados
Além do combustível mais caro, os proprietários de veículos enfrentam um novo desafio no início de 2022. O IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) deve ficar mais caro no ano que vem, acompanhando a valorização de carros novos e usados.
Cada Estado tem uma alíquota diferente de IPVA (que não foi reajustada), mas todos levam em conta o valor venal de veículos usados – calculado por meio da tabela Fipe – ou o da nota fiscal de compra, no caso dos veículos dos 0km. E, diferente da lógica de anos anteriores, ambos acumulam uma expressiva valorização em 2021.
No último dado disponível da Fipe, o preço dos usados subiu mais de 31,8% em 12 meses. No mesmo período, os modelos novos tiveram alta de 19,3%.
O preço mais salgado é resultado do choque na cadeia produtiva de automóveis, causado pela pandemia do coronavírus.
As medidas de isolamento social demandaram a paralisação tanto de linhas de produção de veículos como de insumos para a produção, como os chips semicondutores (que também abastecem a indústria de eletrônicos, por exemplo).
Houve, portanto, um aumento de custo de produção junto com uma redução da oferta. A equação esvaziou os estoques de novos nas concessionárias e aumentou a procura por usados. Com o aumento de preço, sobe junto a base de cálculo do IPVA de 2022, ainda que a alíquota do imposto siga a mesma.
Para se preparar para o gasto extra, os proprietários de veículos precisam consultar a alíquota e aplicar ao valor na tabela Fipe. O percentual vai de 1% a 6%.
Como exemplo, calculamos pelo líder de vendas Chevrolet Onix. Um modelo 2018 (Joy 1.0 Flex) passou de R$ 35.947,00 em novembro de 2019 – antes da pandemia – para R$ 46.542,00 no mesmo mês de 2021.