Instabilidade volta a marcar presença nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (17), a instabilidade volta a marcar presença, e novamente a partir da tarde, quando sistemas de baixa pressão atmosférica localizados no Paraguai e no norte gaúcho devem provocar chuva em grande parte do Rio Grande do Sul.
São esperadas pancadas fracas e isoladas na Região Metropolitana e na região central do RS. Já no Litoral Norte, na Serra e nas regiões norte e noroeste do Estado, as precipitações devem ser mais intensas (entre moderadas e fortes), podendo chegar acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento.
O Inmet alerta para o risco tempestades nas regiões que correspondem à área destacada em amarelo no mapa
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para Serra, Litoral Norte e região norte do RS (além dos Estado do Paraná e de Santa Catarina). O instituto chama atenção para o risco de precipitações fortes nessas áreas, com volumes significativos de chuva e eventual queda de granizo.
O tempo tende a ficar firme durante toda a quinta-feira somente nas regiões mais próximas da fronteira com o Uruguai (Fronteira Oeste, Campanha, Litoral Sul e sul gaúcho), onde o céu se mantém aberto.
As temperaturas seguem elevadas, com máxima de 37°C prevista para Porto Xavier, no noroeste do Estado. Na Capital, os termômetros variam de 20°C a 32°C.