Ícone do site Rádio Geração

Hemopasso completa 22 anos e desafio é ter mais doadores diante do aumento na demanda

O Hemopasso, centro de coleta de sangue, completou ontem 22 anos de atividades em Passo Fundo. O centro é referência regional e atende hoje 140 municípios, dependendo exclusivamente de doares voluntários, que além de ajudarem quem precisa, ganham exames no material coletado.

A responsável pelo Hemopasso, Alexandra Mazoca, explicou que mudou muito nestes 22 anos, mas principalmente em avanços na forma que o material é coletado, com segurança e rapidez. Mazoca destacou que a população mantém o costume da doação, mas a liberação de somente um dia para doação por ano, pela lei, é um entrave. Muitos doadores manifestam interesse em doar mais de uma vez por ano, mas relatam que não podem faltar ao trabalho. Conforme Mazoca a demanda só vem aumentando e o desafio será aumentar também as doações.

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem ser acompanhados de um dos pais), pesar no mínimo 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica 24h antes, estar descansado e alimentado. O Hemopasso fica na Avenida Sete de Setembro, 1055, Centro e o telefone é o 3311-1427.

Fonte: Uirapuru.

Foto: Arquivo/Rádio Uirapuru

Sair da versão mobile