Sábado, 13 de Junho de 2026
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: 55 3327 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
17°
9°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo nublado
Tempo nublado
17°
9°C
Arroio do Tigre
Tempo nublado
No ar: Fim de Semana Mega Music
Ao Vivo: Fim de Semana Mega Music
Educação

Greve dos servidores estaduais do RS pode se estender por tempo indeterminado

Greve dos servidores estaduais do RS pode se estender por tempo indeterminado
03.09.2015 11h35  /  Postado por: upside

 
A coordenação do movimento unificado, entidade que representa 44 categorias de servidores públicos estaduais promoveu coletiva de imprensa nesta segunda-feira (31/08) para fazer um balanço do primeiro dia de greve. O encontro ocorreu na sede da Federação Sindical dos Servidores Públicos no Estado do RS (Fessergs) que contou com a presença do seu presidente Sérgio Arnoud e representantes dos professores, susepe e saúde. Sergio Arnoud falou da indignação dos servidores e da possibilidade de não haver retorno ao trabalho no próximo dia 04 de setembro, data prevista para o fim desta paralização. Quanto aos serviços essenciais para a população como saúde e segurança, o presidente do Fessergs diz que não está sendo possível manter o efetivo mínimo de 30% durante a greve. A presidente do Cpers, sindicato dos professores do estado do RS, Helenir Shurer, diz que a categoria quer apenas receber, de forma integral, o salário em dia. A categoria é contra o aumento de impostos. Na opinião de Helenir, o estado perde R$ 7 bilhões por ano com uma fiscalização ineficiente da cobrança dos impostos. Por fim, a dirigente sindical diz que a parcela de R$ 600 do salário de agosto não dá para sustentar uma família.
No fim da tarde desta 2ª feira, ocorreu outra reunião do Movimento Unificado que sinalizou com a prorrogação da paralização dos servidores estaduais até a próxima sexta-feira, 04 de setembro. Na manhã desta quinta-feira, 3 de setembro, conversamos com a representante do CPERS na nossa região, Silvia Dalberto, que estava em Porto Alegre em uma reunião sobre o tempo da greve. As 9:30 da manhã acontecia audiência pública sobre o plano plurianual, onde houve a participação da região. Segundo ela, o problema do Estado não são os Servidores Estaduais, como alguns veículos estão ressaltando.  Haverá greve até o dia 11 de setembro, inicialmente, já que mesmo com as condições de pagamento do salário, ele está sendo parcelado. O Cpers está fazendo o mesmo que foi feito no Governo de Tarso Genro (PT), onde houveram várias assembleias para discussão sobre o pagamento dos servidores. A tentativa é de assegurar os direitos, e explica o que foi decidido em Conselho Geral.
Edson de Souza/Bianca Conrad

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.