Quinta-feira, 24 de Abril de 2025
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: 55 3327 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
23°
15°
15°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo nublado
Tempo nublado
23°
15°
15°C
Arroio do Tigre
Tempo nublado
No ar: Bom Dia Trabalhador
Ao Vivo: Bom Dia Trabalhador
Notícias

Governo federal estuda extinguir o horário de verão

Governo federal estuda extinguir o horário de verão
21.09.2017 13h55  /  Postado por: upside

     O horário de verão corre o risco de acabar no Brasil. Conforme o site G1, o governo federal estuda se mantém ou não o adiantamento dos relógios nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
A medida seria resultado de relatórios recentes do Ministério de Minas e Energia que apontaram “efetividade decrescente” nos últimos anos. As mudanças nos hábitos dos consumidores e o avanço da tecnologia teriam reduzido a economia durante o período.
Questionados pelo site sobre a eventual medida, o ministério e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) não se manifestaram.
Se não houver nenhuma alteração, o horário de verão deve começar em 15 de outubro em 10 Estados e no Distrito Federal. O adiantamento dos relógios deve ocorrer até 18 de fevereiro de 2018. Adiantamento dos relógios é adotado anualmente desde 1985
No ano passado, de acordo com dados da pasta, o horário de verão durou 126 dias e gerou uma economia de R$ 159,5 milhões ao sistema, ao reduzir o acionamento de usinas termoelétricas, valor considerado irrelevante para o setor. O sistema foi adotado no Brasil em 1931 e desde 1985, foi aplicado todos os anos.
Nos países desenvolvidos, o horário de verão é mais extenso do que no Brasil. Na Europa, vigora de março a outubro; nos EUA, México e Canadá, de março a novembro.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.