Terça-feira, 22 de Outubro de 2024
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: 55 3327 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
31°
18°
22°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo nublado
Tempo nublado
31°
18°
22°C
Arroio do Tigre
Tempo nublado
Ao Vivo:
Agricultura

Geração acompanha mobilização em Cachoeira do Sul que reúne líderes e produtores em apoio ao agronegócio

Geração acompanha mobilização em Cachoeira do Sul que reúne líderes e produtores em apoio ao agronegócio
Foto: SOS Agro/ Divulgação
04.07.2024 14h21  /  Postado por: Redação

A mobilização promovida pelo grupo SOS Agro RS, realizada no Parque da Fenarroz, em Cachoeira do Sul reuniu diversos líderes e produtores em um movimento que pede medidas para amenizar os efeitos das enchentes no setor do agronegócio. A Rádio Geração esteve presente no evento e entrevistou os participantes, incluindo o vice-presidente da Farsul, Paulo Ricardo Dias, os deputados Federal Luciano Zuco e Estadual Elton Weber, o presidente do Sindicato Rural de Cruz Alta, Moacir Medeiros, o produtor Mauro Stertz, o empresário Érico Dalcin, além do prefeito de Salto do Jacuí, Ronaldo Moraes.

Paulo Ricardo Dias destacou a importância do evento e a necessidade de apoio governamental. “O produtor está buscando soluções em um momento de dificuldade e, mais especificamente, para o produtor rural, que foi assolado por esta calamidade. Precisamos de ajuda do governo federal para socorrer esse produtor e permitir que continuemos a trabalhar e produzir alimentos para a nação e para exportação”, afirmou Dias.

O deputado Federal Zuco, enfatizou a importância do respeito ao produtor. “Todo mundo gosta de falar que somos o celeiro do mundo, mas estamos passando por um momento muito triste. Perdemos safra e agora precisamos que nossos impostos retornem em forma de ajuda. Espero que este evento mostre a força do agro e que o resultado seja efetivo”, declarou Zuco.

O deputado Estadual Elton Weber ressaltou a necessidade de apoio contínuo. “O governo federal precisa ajudar o Estado. Não é só por causa das enchentes, mas também por anos de secas e dificuldades. O plano safra é importante, mas muitos agricultores não conseguirão acessar esses recursos se não tratarmos das dívidas. Estamos pedindo anistia, repactuação…”, disse Weber.

Medeiros, presidente do sindicato rural de Cruz Alta, destacou a seriedade das reivindicações e a importância do evento. “O Rio Grande está aqui hoje reivindicando o que é justo. Já estávamos discutindo nossa sobrevivência no campo antes da enchente, e agora a situação piorou. Pedimos ao governo federal que olhe para nosso estado e nos ajude neste momento difícil”, afirmou Medeiros. Sobre o plano safra, ele acrescentou: “Não tive tempo de me aprofundar, mas acredito que há muito a ser feito. Esperamos atenção do governo federal para ajustar as medidas e salvar nosso Rio Grande”.

Mauro Stertz, produtor rural de Salto do Jacuí e região, elogiou a mobilização e frisou a importância de um seguro agrícola eficaz. “O plano safra não é satisfatório para nós produtores rurais. Além das dificuldades das secas e enchentes, precisamos de um seguro agrícola que torne a prática da agricultura viável. Parabenizo os organizadores do evento”, afirmou Stertz.

O empresário de Arroio do Tigre, Érico Dalcin, falou sobre a insatisfação com o plano safra e a necessidade de suporte. “O plano safra não está satisfatório. Estamos esperando uma contrapartida pelo que foi desenvolvido ao longo da vida. Precisamos tornar a agricultura sustentável novamente. Estamos presentes e apoiando esse evento ao lado do agricultor”, comentou Dalcin.

O prefeito de Salto do Jacuí, Ronaldo Moraes, destacou a importância do agro para o município e o apoio necessário do governo. “Nosso município é totalmente agrícola e vem sofrendo com as chuvas. Estamos reivindicando que o governo olhe com mais atenção para a agricultura. Agradecemos o apoio recebido, mas precisamos de mais.

ASSISTA A COBERTURA COMPLETA CLICANDO AQUI

 

ELION SILVA/ GERAÇÃO
Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.