Ícone do site Rádio Geração

Gabriel Souza debate obras de infraestrutura regional com lideranças Espumoso e Mormaço

Foto: Rodrigo Ziebell/GVG

O governador em exercício do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, reuniu-se nesta quinta-feira (9/1), no Palácio Piratini, com lideranças de quatro municípios para discutir demandas de infraestrutura regional. Entre as principais pautas estavam obras de pavimentação, duplicação de pontes e melhorias no acesso a rodovias estaduais.

A agenda teve início com as comitivas de Espumoso e Mormaço, que destacaram a necessidade de pavimentação do trecho de 14 quilômetros que liga os dois municípios, além da duplicação da ponte da VRS-817, que conecta Espumoso a Alto Alegre. Acompanhado pelo secretário estadual de Transportes e Logística, Juvir Costella, e pelo deputado estadual Rafael Braga, Gabriel destacou a capacidade do governo estadual de realizar grandes investimentos, viabilizados pela suspensão da dívida com a União por três anos, em decorrência das enchentes de maio de 2024.

“Isso nos possibilitará o aporte de cerca de R$ 12 bilhões neste período. E todo o recurso deverá ser utilizado para investimentos em reconstrução”, disse Gabriel.

O prefeito de Espumoso, Gerson Machado, reforçou a relevância das obras para o desenvolvimento econômico e social da região. A pavimentação é considerada essencial para o escoamento da produção agropecuária e para impulsionar o comércio local, além de trazer mais segurança aos usuários das vias.

O secretário Costella explicou que duas alternativas estão sendo analisadas para viabilizar a obra, incluindo a possibilidade de um convênio com os municípios. Além disso, Costella explicou que a administração municipal deverá revisar o projeto para adequá-lo às exigências orçamentárias atuais. A pavimentação entre Espumoso e Mormaço tem custo estimado em R$ 26 milhões, com uma contrapartida municipal prevista entre 10% a 20%.

“Todas as obras são importantes para ampliar a infraestrutura viária do Estado, pois, ao mesmo tempo que promovem o desenvolvimento local, servem como novas alternativas, para eventuais casos de bloqueios. Além disso, são obras fundamentais para o desenvolvimento econômico do Estado, para o escoamento da produção e para que motoristas transitem com segurança”, disse o secretário.

Sair da versão mobile