Gabinete itinerante do governo gaúcho avalia as perdas das empresas atingidas pelas enchentes no Vale do Taquari
Um gabinete itinerante da Sedec (Secretaria de Desenvolvimento Econômico) do Rio Grande do Sul passará por sete municípios do Vale do Taquari para mensurar as perdas e coletar os dados das empresas localizadas nas áreas atingidas pelas enchentes. A ação iniciou na segunda-feira (18) e prosseguirá até sexta-feira (22).
O primeiro dia de atividades ocorreu na cidade de Muçum. A iniciativa conta com a parceria da Junta Comercial do Estado, que trabalhará na recuperação de documentos perdidos.
Na segunda-feira, foram atendidas 170 empresas. O processo começa pelo preenchimento de um formulário com questões específicas. O objetivo é auxiliar no direcionamento da situação da empresa e contribuir para a categorização de perfil. Essas informações ajudam no acesso às linhas de crédito de bancos, como Badesul, BRDE e Banrisul.
A expectativa é atender cerca de 800 empresas ao longo desta semana. Nesta terça, os trabalhos do gabinete itinerante ocorrem em Muçum, Colinas e Cruzeiro do Sul. Nesta quarta-feira (20), as atividades serão em Roca Sales. Na quinta-feira (21), o grupo estará em Encantado e Arroio do Meio. Na sexta (22), a equipe atenderá a cidade de Lajeado.
Com o fim dessa etapa, começará a análise dos formulários em conjunto com os bancos. O objetivo é encontrar soluções financeiras para cada empresa.