Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: (55) 99732 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
17°
10°
11°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo limpo
C
Arroio do Tigre
No ar: Toque Geração
Ao Vivo: Toque Geração
Notícias

Formação de férias é estreitar laços entre a comunidade de Jacuizinho

Formação de férias é estreitar laços entre a comunidade de Jacuizinho
01.08.2019 08h29  /  Postado por: Cladimara Bohrer

No Salão Comunitário de Jacuizinho, ocorreu uma das etapas da Formação de Férias para os educadores do município. O evento, que contou com organização da Escola Menino Jesus, professora Ladimara Bertolin, que disponibilizou momento de danças circulares, psicóloga do CRAS Alana Balardin Ribeiro e Salete Rejane da Costa, da EMATER, proporcionou momento de reflexão sobre a responsabilização dos atores municipais e seus efeitos na comunidade.
O primeiro momento contou com dinâmica mediada por Salete, que estimulou o resgate da autoconfiança ao convidar cada professora para expressar um pouco de si através de retalhos que têm relevância em sua vida. A dinâmica “Colcha de Retalhos” teve êxito ao oferecer um momento de interiorização e fortalecimento de vínculos na medida em que as docentes sentiram-se a vontade para compartilhar um pouco de sua história, entre lágrimas, risadas e abraços.
Diante da participação das professoras presentes, foram discutidas possíveis alterações no modo de relacionar-se com os alunos que podem resultar em maior compreensão entre educadores e educandos. Os pontos abordados envolveram motivação a olhar para si mesmo para então compreender o próximo, prevenindo o hábito de julgamento e tendo a visão do contexto dos alunos. Foi dialogado, ainda, sobre a importância dos profissionais terem espaço para, entre si, discutirem como podem mediar alguns ocorridos recorrentes, desde conflitos em sala de aula como situações que necessitam ser denunciadas.
Para dar continuidade ao trabalho em rede que começou a ser definido de maneira mais concreta a partir de junho deste ano, durante as primeiras semanas de agosto as escolas estarão recebendo a psicóloga Alana para que, em parceria com a Educação, possa ser apresentado o Projeto Sala do Coração, que propõe a proximidade de pais e professores. A Rede Municipal conta com a participação da comunidade e a disponibilidade dos professores para construírem, juntos, o projeto, que pode ter efeitos positivos na prevenção do casamento precoce, uso de drogas e álcool, violência, entre outras questões presentes na população.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.