Formação de ciclone influencia quinta-feira de chuva, com risco de temporais no RS

O aprofundamento na pressão atmosférica irá formar um ciclone extratropical a sudeste do Rio Grande do Sul até o final da sexta-feira. Nesta quinta, áreas de instabilidade irão se formar e se organizar em formato de linha e cruzar o território gaúcho de Oeste para Leste/Nordeste.
Ao longo desta quinta o aprofundamento na pressão atmosférica irá produzir nuvens de grande desenvolvimento vertical com risco de células de tempestades que irão ingressar a partir do Oeste desde a madrugada. Entre o final da sexta e a primeira metade de sábado (29/3) o ciclone extratropical se configura no Oceano Atlântico a sudeste do Estado com pressão em seu cento de 995 hPa já distante do continente.
A tendência é de o ciclone se afastar rápido para alto mar. Tanto é que o sábado terá predomínio do ar seco com expectativa de sol e aquecimento. No entanto, durante a quinta a instabilidade ao avançar poderá se organizar em formato de linha o que indica potencial para fortes rajadas de vento.
A chuva será irregular na passagem da instabilidade, contudo, alerta-se para o risco de chuva forte a torrencial em pontos isolados.