Faturamento de cooperativas do RS cresceu 14% no ano passado

Os números do cooperativismo gaúcho foram anunciados, nesta quarta-feira (28), em meio ao crescente otimismo dos entusiastas do movimento. No ano passado, o faturamento foi de R$ 41,2 bilhões – um aumento de 14,22% em relação a 2015. As informações são da Rádio Gaúcha.
O resultado foi comemorado, mostrando que a crise financeira – que elevou o desemprego no país – não atingiu as 420 cooperativas instaladas no Rio Grande do Sul. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (28), durante a reunião-almoço Tá Na Mesa, da Federasul.
O maior índice de crescimento foi do setor de crédito, que avançou 18,51%, enquanto a agropecuária teve um resultado positivo de 14,51%. Também apresentaram resultados satisfatórios o ramo da saúde (9,88%) e de infraestrutura (6,29%). De forma geral, esses são os ramos que mais influenciam a economia gaúcha.
O presidente da Organização das Cooperativas do RS (Ocergs-Sescoop/RS), Virgílio Perius, disse que “as cooperativas são resilientes em tempos de crise. Elas se unem mais porque são feitas de gente, de pessoas”, comenta.
O dirigente comenta que faltam políticas públicas para incentivar a criação de cooperativas, principalmente no setor urbano. No Rio Grande do Sul, 90% das entidades são das áreas agropecuária, saúde e crédito.
Perius destaca que houve crescimento no quadro de funcionários no Estado. Ao todo, o setor soma 58,9 mil empregos diretos.
Ouça no player acima.