Farsul prevê renda agrícola menor em 2016
O próximo ano deve ser de diminuição na rentabilidade financeira do agronegócio gaúcho. O relatório econômico apresentado pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) indica a possibilidade de um Valor Bruto da Produção (VBP) de R$ 41,6 bilhões para a agricultura e para a pecuária do Estado em 2016, crescimento de 10% na comparação com 2015. Entretanto, o maior faturamento não deve ser suficiente para cobrir o aumento dos custos de produção, consolidando uma perspectiva de queda de margens de lucro de até 45% em determinadas culturas. Segundo o presidente da federação, Carlos Sperotto, uma das atenções que o produtor deve ter é o pagamento de valores financiados através de subsídios governamentais.
Para Carlos Sperotto, o seguro rural também é uma preocupação constante em virtude das “sempre possíveis” perdas na produção.
Ainda para o presidente, a formação do custo de produção é um dos desafios para o próximo ano. No que se refere ao desempenho do campo, as perspectivas também são de queda.