Famurs promove mobilização para enfrentar o endividamento rural
Em busca de uma solução para o endividamento dos agricultores gaúchos, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) promoverá mobilização suprapartidária com prefeitos, representantes políticos e entidades do agronegócio e dos trabalhadores rurais nesta segunda-feira, 16, a partir das 13h30min, na sede da entidade, em Porto Alegre.
De acordo com a Famurs, a situação do agro gaúcho “ameaça comprometer a permanência de milhares de famílias no campo e derrubar a receita dos municípios”.
Foram convidados para o ato os 55 deputados estaduais, os 31 deputados federais e os três senadores gaúchos, além de representantes do governo do Estado e entidades como Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag).
Após a mobilização, será assinada uma carta direcionada ao governo federal, contendo uma proposta unificada do agro.
“Nós queremos uma solução para alongar as dívidas no campo, para que o pequeno, o médio e o grande agricultor tenham condições de continuar produzindo. Ninguém está pedindo o perdão dos débitos, mas o alongamento do passivo”, afirma a presidente da Famurs e prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira.
A dirigente ressalta que a Famurs está aberta ao diálogo com o governo federal, “para encontrar uma solução factível e concreta, que contemple a todos. A crise do campo impacta fortemente nos municípios e essa tem que ser uma preocupação de toda a sociedade”
