A 41ª Expointer foi lançada nesta segunda-feira, 6, na Casa da Ospa, no centro de Porto Alegre. Com o tema Nossa Gente, Nossa Força, a Expointer de 2018 conta com uma novidade. O espaço para a Agricultura Familiar terá mais um pavilhão. Neste ano, serão 301 expositores da categoria.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Governo do Rio Grande do Sul, Odacir Klein, ressalta a importância do setor para o evento: “A Expointer inicialmente era pecuária, principalmente exposição de gado. Ao longo do tempo surgiu a presença de máquinas e implementos e depois a presença que era necessária da agricultura familiar. Antes, a agricultura familiar improvisava acomodações e depois passou a ter um pavilhão e agora tem dois pavilhões”.
O Secretário explica ainda qual o valor da Feira para o Estado: “O Estado precisa que nós tenhamos geração de emprego e renda e o agronegócio é um promotor disso tudo e de recursos públicos. Todos dizem, inclusive, que a tecnologia faz com que haja diminuição de emprego, mas se diminui no campo ele aumenta na indústria, na prestação de serviço. A Expointer é uma forma de nós mostrarmos aquilo que há e ensejar não somente comercialização no evento como no futuro”.
Outra novidade é o retorno das aves, que ficaram de fora da edição de 2017 pelo risco da gripe. Mais de 4,2 mil animais farão parte da Feira. A Expointer acontece do dia 25 de agosto a 2 de setembro no Parque Assis Brasil, em Esteio. A entrada custa R$13, estudantes e idosos pagam meia entrada.