Ícone do site Rádio Geração

Expointer 2015 é aberta em meio às incertezas financeiras

 
A 38ª edição da Expointer, feira de exposição internacional, considerada a maior feira do agronegócio da América Latina, teve sua cerimônia de abertura na manhã deste sábado, 29 de agosto, no Parque Assis Brasil, na cidade de Esteio. Numa cerimônia rápida, o governador José Ivo Sartori, acompanhado dos secretários Ernani Polo, da agricultura e Carlos Búrigo, da secretaria geral, mencionou em seu discurso que apesar da conjuntura de dificuldade econômica no estado, a feira foi montada com a certeza de que será uma edição de sucesso.
 O presidente do sindicato dos fabricantes de máquinas e implementos agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers), Claudio Bier, projeta uma queda no faturamento do setor em torno de 20% este ano em razão do momento econômico no país. Entretanto, uma possível valorização das commodities em mais uma supersafra gaúcha, pode alavancar os negócios na Expointer deste ano.
O diretor da Farsul, Francisco Schardong, elogia a superação da equipe do governo em conseguir preparar o Parque Assis Brasil para a edição deste ano da Expointer. Com relação aos negócios, ele acredita que o setor pecuário, que passa por um bom momento, pode puxar o faturamento da feira deste ano. Schardong, torce para que os leilões que ocorrem na Expointer possam balizar os preços das 33 feiras agropecuárias subsequentes ao evento de Esteio.
A exemplo do que ocorreu na edição da Expointer do ano passado, o Banrisul não estipulou um montante para ser utilizado nas linhas de crédito da feira deste ano. De acordo com o presidente Luiz Gonzaga Veras Mota, toda a demanda para crédito agrícola será atendida. O dirigente projeta um volume de negócios abaixo dos R$ 130 milhões verificados no ano passado.
A Expointer 2015 será realizada de 29 de agosto a 6 de setembro no Parque Assis Brasil, às margens da BR-116, na cidade de Esteio, região metropolitana de Porto Alegre. Na edição do ano passado o público total foi de mais de 500 mil pessoas e faturamento de R$ 2,7 bilhões.
 

Sair da versão mobile