Expectativa dos brasileiros para a inflação recua
Os brasileiros esperam que a inflação nos próximos 12 meses chegue a 10%, segundo o levantamento da FGV (Fundação Getulio Vargas). Na pesquisa anterior, divulgada no mês passado, a expectativa era de um avanço de 10,5%. Em julho, a maior queda ocorreu entre os consumidores de renda entre R$ 2.100,01 e R$ 4.800, alcançando 9,9%.
De acordo com o estudo, 36,2% dos consumidores pesquisados esperam inflação superior a 10% nos próximos 12 meses, o menor índice desde setembro de 2015. O intervalo entre 9% e 10% passou a ser o mais citado pelos consumidores, o que não ocorria desde novembro de 2015.
“A queda de 0,5 ponto percentual em julho mostra que a alta de 0,2 p.p no mês anterior foi apenas um soluço e que a tendência é realmente de queda do indicador. A percepção de alívio na inflação pelos consumidores respalda-se na já observada queda da inflação acumulada em 12 meses, na maior repercussão na mídia de que a inflação será menor no futuro e no recuo contínuo da inflação de preços administrados”, afirma, em nota, o economista Pedro Costa Ferreira. (AG)