Com mandato cassado em 2015, o ex-deputado Diógenes Basegio, de Passo Fundo, fez um acordo com o TJ-RS erntregando documentos que apontam irregularidades cometidas por ele e outros parlamentares na Assembléia Legislativa Gaúcha. A notícia foi divulgada ontem (5). O conteúdo da delação é mantido sob sigilo.
O presidente da Assembleia, Marlon Santos, lamentou que este acordo tenha ocorrido depois de tanto tempo, mas frisou que erros pontuais podem ter ocorrido e nenhum parlamento está livre.
O anúncio da delação causou muitas reações, inclusive de deputados que apoiam o ato. Para o líder da bancada do PSDB, Lucas Redecker, qualquer deputado que saiba de alguma irregularidade deve cumprir o seu papel e denunciar. No entanto, acredita que isso deve ser feito de forma espontânea.
Fonte: Rádio Uirapuru.
O fim do mandato de Basegio foi aperovado em 2015 por 12 parlamentares que integraram a Comissão de Ética da casa. Depois foi para votação geral, com outros 55 deputados participando e que que culminou com a cassação.