Quarta-feira, 24 de Julho de 2024
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: 55 3327 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
23°
13°
15°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo nublado
Tempo nublado
23°
13°
15°C
Arroio do Tigre
Tempo nublado
No ar: Toque Geração
Ao Vivo: Toque Geração
Agricultura

Estudo, realizado em Júlio de Castilhos, aponta problemas causados pelo uso deficiente da água e do solo em lavouras do RS

Estudo, realizado em Júlio de Castilhos, aponta problemas causados pelo uso deficiente da água e do solo em lavouras do RS
10.07.2024 10h05  /  Postado por: Reportagem

Um experimento que avaliou perdas de água e de solo em diferentes tipos de sistemas de cultivo, foi o tema do boletim “Impacto de sistemas de sucessão e rotação de culturas nas perdas de solo e água” Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.

O departamento realizou o estudo no Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Sementes, em Júlio de Castilhos e avaliou, durante um ano, a influência de níveis crescentes de diversidade de espécies vegetais e da operação de escarificação, que ocorre quando se rompem camadas compactadas ou adensadas de solo. Ambos com objetivo de controlar o escoamento superficial.

Também foram observadas perdas mais acentuadas de água e de solo no sistema com sucessão soja-trigo, comparado aos sistemas com rotação.

Assim, conforme a pesquisa, isso mostra como a utilização deficiente do plantio direto, praticada em grande parte dos solos agricultáveis, vem aumentando as áreas degradadas potencializando as perdas de solo e de água da lavoura, pela dinâmica do escoamento e da erosão.

O resultado é o assoreamento dos mananciais hídricos, reduzindo não só a qualidade, como também a disponibilidade de água no sistemas agrícolas.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.