Estudante de 14 anos de Salto do Jacuí lança livro de poesias

Aos 14 anos, Laura Bernardy Morgenstern, está realizando um sonho. Traduzir em poemas o cotidiano de uma adolescente.
“Faz três anos que eu já escrevo, sempre fui fã de carteirinha de qualquer tipo de arte, mas a escrita acabou estranhamente tomando lugar no meu coração”.
Aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Castelo Branco de Salto do Jacuí, Laura desenvolveu o gosto pela leitura ainda criança, mas foi na escola, no início da adolescência, que o projeto do livro ganhou os ingredientes que precisava para se concretizar.
“A necessidade de me expressar veio forte com o início da adolescência e a única forma de desinflar o balão era escrever o ar dele. Eu acho importante a leitura, e acho importante a forma lírica aparecer mais nos textos lidos, hoje presenciamos tantos horrores e esquecemos de como a vida é bela, se olhada com os olhos certos, mas não deixando a razão de lado, até por que não se vive apenas de borboletas”.
A maior incentivadora é a mãe. “ Ela é quase minha mana nisso tudo, tá organizando tudo comigo e me auxilia sempre que preciso. Eu sou o que sou por causa dela”.
“Acompanhar essa menina brilhante é motivo de orgulho para todos, ainda mais para a escola que tanto incentiva aos alunos o hábito de ler, através do projeto” Tempo de Leitura” que há 11 anos possibilita 15 minutos de leitura após os recreios, todos os dias. Muitos bons resultados já foram obtidos: concursos de redação, Enem e outros em que a leitura teve sua importância nas conquistas dos nossos alunos. Acredito que esse incentivo desperta novos leitores e valoriza os que já são amantes da leitura, transformando esse tempo em momentos muito especiais”. Comentou orgulhosa a diretora da escola, Daiane Trevisan.
A sessão de autógrafos do livro “A beleza dos pequenos detalhes e momentos”, será neste sábado (22), em uma cafeteria .
(…) trecho do livro
ANSIEDADE
Estava andando na grama
verde e pegajosa cheia de orvalho
era frio
eu estava
com mil pensamentos à tona.
Deitei-me na relva e olhei
para as estrelas, tão pequenas
lá no alto céu do crepúsculo
gotas salgadas desceram quentes
sob meu rosto gelado
peito apertado.