Estiagem: Lagoa Bonita do Sul distribui 15 mil litros de água/dia para mais de 50 famílias
A falta de chuvas dos últimos meses tem causado prejuízo em toda região e em Lagoa Bonita do Sul não é diferente.
São percas em todas as culturas. A soja precoce, que está sendo colhido no momento, o prejuízo chega a 50% na produtividade. O milho, que teve o plantio no cedo, a produção foi bastante afetada, já o safrinha, plantado após a colheita do fumo, as percas são em grandes proporções. Na cultura do fumo, o maior prejuízo é com a qualidade do produto. A produção de hortícolas também foi afetada devido a falta de água.

Há mais de 40 dias, a Prefeitura Municipal está levando água potável para o consumo e também o empréstimo de equipamento, com capacidade de 6 mil litros para os agricultores que desejam fazer o transporte de água para o consumo dos seus animais.
No momento, mais são de 50 famílias estão sendo atendidas pela prefeitura, recebendo água potável em suas residências, contabilizando 15 mil litros distribuídos diariamente.

Há equipes tanto da Secretaria de Agricultura como da Secretaria de Obras trabalhando diariamente no atendimento das famílias mais atingidas pela estiagem. Além da distribuição de água também está sendo dado prioridade à abertura de bebedouros para os animais, sendo que há as três retroescavadeira do Município trabalhando para esta finalidade.
O município teve a situação de emergência homologado, e no momento está sendo pleiteado junto aos Governos Estadual e Federal recursos financeiros para realizar ações que possam minimizar os prejuízos causados pela estiagem.
Até o momento todas estas ações estão sendo desenvolvidas são com recursos próprios do município.

