Energia fotovoltaica foi um dos destaques da casa da Emater na Expoagro 2018
A novidade da Casa da Emater RS-Ascar na Expoagro Afubra 2018 foi o espaço das Tecnologias Digitais para a Agricultura Familiar, onde foram demonstrados seis aplicativos e sistemas idealizados para auxiliar o agricultor na excelência na gestão e produção das unidades de produção, tirando o máximo proveito do solo e do clima e tornando as tarefas agrícolas mais dinâmicas e menos árduas. As tecnologias foram apresentadas, durante o workshop ‘Aplicativos para a Agropecuária’.
A Emater RS apresentou o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar e duas planilhas de dimensionamento, uma para silos secadores e outra para sistemas fotovoltaicos.
Utilizar os recursos naturais em benefício da gestão econômica e ambiental nos estabelecimentos rurais, de forma sustentável, tem sido alternativa para muitos agricultores nas diferentes atividades realizadas em suas unidades de produção familiar. Neste sentido, a Emater/RS-Ascar apresentou, na Expoagro Afubra 2018, algumas das possibilidades de aproveitamento da energia fotovoltaica.
O sistema de energia fotovoltaica, cuja fonte é a energia solar, é 100% limpo e oferece benefícios econômicos, ambientais e sociais, como minimizar as quedas de energia, aliviar o sistema elétrico e diminuir os gastos que os agricultores têm com energia elétrica, além de ser uma fonte natural de energia.
Ouça entrevista no player acima.