O adiamento para dezembro do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas escolas ocupadas por estudantes vai coincidir com as provas de pelo menos três vestibulares no Rio Grande do Sul, segundo a Rádio Gaúcha apurou nesta quinta-feira. A nova data ficou para os dias 3 e 4 de dezembro, mesmo período das provas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), da Universidade Regional do Noroeste (Unijuí) e da Escola de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul).
Em entrevista nesta manhã ao programa Gaúcha Atualidade, a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Maria Inês Fini, reconheceu que pode ocorrer prejuízo aos estudantes que terão o exame adiado em função das ocupações. “Nós temos que oferecer uma segunda oportunidade para esses estudantes, e não há possibilidade de ocorrer em uma nova data. Eu lamento profundamente isso, serão mesmo prejudicados (os estudantes)”, disse.
Fini comentou a ação ajuizada por um promotor do Ceará pedindo o cancelamento das provas para os demais estudantes, marcadas para este fim de semana. Segundo ela, não existe a possibilidade de aplicação do exame para os mais de 8 milhões de candidatos na data de dezembro em função de que é preciso processar todos os resultados para utilização pelas universidades e pelos programas do governo federal.
A presidente do Inep garantiu que o exame está mantido para este sábado e domingo e confirmou que mais estudantes poderão ter a prova adiada para dezembro em função das ocupações. Ela pediu aos candidatos que confiram seu cartão com o local do exame no site do Enem.