Empresária de 79 anos é presa em operação contra estelionato em Porto Alegre
A Polícia Civil desarticulou, nesta quinta-feira (21), uma quadrilha que fraudava a venda de imóveis comerciais e residenciais em Porto Alegre por meio de uma construtora. Durante a ação, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão. Conforme o delegado Daniel Mendelski Ribeiro, uma empresária de 79 anos foi presa em flagrante por lavagem de dinheiro.
Os policiais apreenderam documentos, aproximadamente 200 mil reais, dólares, joias e oito veículos. Ainda segundo o delegado, a polícia verifica a procedência do ajuizamento de pedidos de outras medidas cautelares contra os investigados. A ação foi comandada por agentes da Delegacia Fazendária do Departamento Estadual de Investigações Criminais.
Segundo o delegado Joerberth Pinto Nunes, uma construtora iniciou empreendimento imobiliário de apartamentos e salas comerciais e, posteriormente, abandonou o negócio lesando vários clientes. A construtora recebeu do banco o valor integral, mas não entregou os imóveis, recorrendo em crimes de estelionato, código de defesa do consumidor e economia popular. “Foi apurado que havia sonegação fiscal dos sócios da empresa, além de lavagem de dinheiro”, acrescentou o delegado.