Terminou na manhã desta quinta-feira (20) a negociação entre a multinacional francesa de laticínios Lactalis e o governo do Rio Grande do Sul. A empresa anunciou o investimento de R$ 104 milhões na produção no Estado, além da mudança da matriz, atualmente em São Paulo, para Porto Alegre. O prazo para a conclusão do investimento é de um ano.
Atualmente, 60% da captação nacional de leite da empresa vem do Rio Grande do Sul. São cinco unidades industriais no Estado, que mobilizam 8 mil produtores de leite. As sedes, situadas em Três de Maio, Ijuí, Santa Rosa e Teutônia, são responsáveis por 2 mil empregos diretos, com o envio de mais de 900 milhões de litros de leite por ano à multinacional. Com o investimento, haverá o aumento da produção da matéria-prima para o abastecimento das fábricas no Rio Grande do Sul.
Foi anunciado, ainda, a inclusão de uma fábrica de garrafas para embalagem dos produtos na unidade situada em Teutônia.
Após a confirmação do investimento, o governador José Ivo Sartori comemorou os resultados da negociação, que levou mais de um ano. “São muitas famílias que continuam operando a produção de leite no RS. O que estamos celebrando hoje aqui é o resultado concreto da nossa missão”, disse.
A missão do governo do Estado também cumpriu, nesta quinta, agenda na Embaixada do Brasil em Paris, onde foram recebidos pelo embaixador Paulo Campos. Há também um encontro programado com a direção do Grupo Carrefour. A missão na Europa começou no último domingo (16), e termina nesta sexta-feira (21).