Lançado no início do mês, o programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, concebido pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e com execução da sua conveniada, Emater incluirá 40 mil agricultores/pecuaristas em quatro anos e pretende promover o desenvolvimento rural, ampliar em 20% a renda das famílias atendidas. O público beneficiário nos quatro primeiros anos do programa (2016 a 2019) será selecionado nos 494 municípios de abrangência da Emater, resultando em aproximadamente 80 famílias por município, como explica o presidente da instituição, Clair Kuhn.
O programa tem três etapas. Inicialmente, será realizado um diagnóstico produtivo, ambiental e econômico nas unidades de produção. Em um segundo momento, acontecerá o planejamento da propriedade, respeitando os objetivos da família e posteriormente, será desenvolvido um plano de gestão de curto, médio e longo prazos para a unidade de produção familiar. Clair Kuhn destaca as metas do programa.
O programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar envolverá a capacitação de aproximadamente 1,2 mil técnicos, inclusão de 40 mil agricultores e/ou pecuaristas familiares e implantar 20 mil planos de gestão, formalização para implantação. O presidente da Emater destaca os indicadores econômicos, sociais e ambientais que se pretende conhecer nas propriedades.
Segundo Kuhn, a Emater projeta crescimento de 20% na renda do produtor com o Programa de Gestão Sustentável.