Domingo, 13 de Outubro de 2024
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: 55 3327 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
27°
13°
25°C
Salto do Jacuí/RS
Parcialmente nublado
Parcialmente nublado
27°
13°
25°C
Arroio do Tigre
Parcialmente nublado
No ar: Fim de Semana Mega Music
Ao Vivo: Fim de Semana Mega Music
Agricultura

Em visita à Cotriel, Senador Lasier Martins recebe relatório com perdas ocasionadas pela estiagem

Em visita à Cotriel, Senador Lasier Martins recebe relatório com perdas ocasionadas pela estiagem
20.01.2022 09h56  /  Postado por: Reportagem

Na manhã de ontem (quarta-feira, 19), o Senador Lasier Martins esteve na Cotriel. Ele foi recebido pelo vice-presidente da Cooperativa, Paulo Edemilson Parizotto e assessores de Grãos e Fomento, Cristiano Corazza, Executivo, José Augusto Brunori e Marketing e Inovação, Marcolan Prates. Participaram também do encontro, o presidente da Câmara de Vereadores de Espumoso, Joacir Sonda e a vereadora Natália Strelow.

Na oportunidade o principal assunto debatido foi a estiagem na região. O Assessor de Grãos e Fomento da Cotriel, fez um relato acerca das perdas ocasionadas pela estiagem na região de abrangência da Cooperativa. Dados levantados pela área técnica dão conta que a falta de chuva ocasionará uma perda de 70% nas lavouras de soja, 100% nas de milho sequeiro e 40% na produção de leite. Situação que trará impactos na receita da Cotriel, para 2022.

O Senador Lasier Martins, frisou que o momento é de prejuízos e lamentações, mas que é preciso pressionar o Governo Federal com dados e informações técnicas, para que haja uma resposta rápida ao produtor fortemente atingido pela seca. Com relação a socorro, do governo federal o Senador relatou a posição da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que afirmou haver limitação do orçamento da União, principalmente devido aos gastos com a pandemia, mas que instituições, cooperativas e parlamentares precisam fazer sua parte. Lasier disse ainda que a atual estiagem é uma das maiores que se tem notícia e vai repercutir na economia de toda a Região Sul e principalmente de nosso Rio Grande do Sul , que tem quase metade de sua arrecadação ligada ao agronegócio. “Para minimizar esta situação, precisamos de água, ou seja, que a chuva ocorra e recupere o solo, mas, também, é preciso continuar reivindicando à União a mesma atenção que está dando aos estados atingidos pelas enchentes”, frisou.

O vice-presidente da Cotriel, Paulo Edemilson Parizotto destacou a preocupação da Cooperativa com a situação do associado: “Estamos no mesmo cenário que o produtor, vamos sentir as perdas ocasionadas pela estiagem e o Senador Lasier Martins pode conhecer a realidade da nossa região”. Paulo, enfatizou também que o papel da Cotriel é estar ao lado do produtor nesse momento. “Vamos continuar batalhando pelo nosso associado que é a nossa razão de existir”, afirmou.

Através desta pauta o objetivo foi evidenciar a necessidade de auxílio do Governo Federal aos produtores. Além disso, esse cenário afetará também os municípios, sendo que em muitos deles a Cooperativa é a maior empregadora e possui grande representatividade com o retorno de impostos. Ao final da visita, o documento com o levantamento das perdas dos produtores associados na região de abrangência da Cotriel foi entregue ao Senador Lasier Martins.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.