Em 2 anos, RS é o Estado que mais retrocedeu em português e matemática no ensino médio
Dados divulgados pelo Movimento Todos pela Educação mostram que o Rio Grande do Sul é a unidade da federação que mais retrocedeu nos indicadores de qualidade no fim do ensino médio. Apenas 8,9% dos jovens concluíram o 3º ano com aprendizado considerado adequado em matemática em 2015, uma queda de 4,9 pontos percentuais em relação a 2013. Em português a queda foi de 5,5 pontos, com 32,4% dos alunos sabendo o conteúdo básico. Em matemática, a queda também foi verificada no ensino fundamental.
A situação do ensino médio é pior e mostra que apenas outros quatro estados tiveram piora no desempenho em português: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba e Minas Gerais. Em matemática, 24 estados retrocederam. No entanto, em nenhuma das classificações houve uma queda tão significativa quanto a verificada no ensino médio gaúcho.
Os dados mostram que o Rio Grande do Sul está longe da meta traçada pelo Todos pela Educação de chegar a 2015 com pelo menos metade dos alunos com aprendizado adequado em português e matemática no 3º ano do ensino médio. O levantamento considera o resultado de estudantes de escolas públicas e particulares.
O gerente-geral do Movimento Todos pela Educação, Olavo Nogueira Filho, afirma que o retrocesso do Rio Grande do Sul é preocupante, principalmente levando em conta que o estado apresenta um nível socioeconômico elevado – indicador que impacta no desempenho dos alunos nas avaliações.
“Não é só o resultado ruim que é preocupante, mas considerando que estados que têm nível socioeconômico inferiores e melhores resultados, isso mostra que o Rio Grande do Sul está deixando muito a desejar”, afirma.
Entre os fatores para o retrocesso, ele cita a descontinuidade de políticas na educação por conta das trocas nas gestões estaduais e a desvalorização dos professores, com salários baixos e falta de perspectivas de crescimento na carreira.
Apesar do retrocesso, os percentuais apresentados pelo Estado estão acima da média de todo o país. Em matemática 7,3% dos alunos brasileiros tiveram desempenho adequado, em português o índice ficou em 27,5%. O levantamento considera o resultado de estudantes de escolas públicas e particulares na Prova Brasil e no Sistema e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Ministério da Educação.
PORTUGUÊS MATEMÁTICA
2013
2015
2013
2015
RS
37,9
32,4
9,3
7,3
SP
35,9
32,3
5,0
4,6
RJ
36,0
34,4
3,4
2,7
PB
22,6
22,0
2,9
4,4
MG
30,2
30,0
2,7
4,3
AC
21,7
21,7
3,5
2,9
RO
24,2
24,2
4,1
2,6
CE
21,2
21,5
4,8
3,5
Brasil
27,2
27,5
2,8
1,5
GO
28,6
28,9
7,6
5,2
TO
16,9
17,5
6,6
6,0
AP
17,4
18,2
3,8
3,8
DF
40,2
41,1
7,3
4,8
BA
16,2
17,5
8,1
7,0
SC
31,5
32,8
3,8
3,2
MS
32,5
34,1
6,0
5,4
PI
18,9
20,7
4,6
4,0
PE
25,0
27,7
12,4
9,6
RN
15,6
18,5
13,1
12,7
MA
12,2
15,1
13,1
9,3
AL
12,6
15,9
11,7
9,0
MT
20,3
23,7
11,0
8,9
RR
18,8
22,2
12,4
9,3
SE
19,2
23,0
13,8
8,9
PA
14,8
19,0
8,9
8,1
PR
27,3
33,2
5,9
4,9
ES
28,6
35,9
8,6
6,8
AM
14,6
23,7
17,0
12,8
GAÚCHA
