Quarta-feira, 18 de Setembro de 2019
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: (55) 99732 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
18°
10°
12°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo nublado
Tempo nublado
25°
12°C
Arroio do Tigre
Tempo nublado
No ar: Bom Dia Trabalhador
Ao Vivo: Bom Dia Trabalhador
Educação

EJA não aceitará mais jovens menores de 18 anos a partir de 2020

EJA não aceitará mais jovens menores de 18 anos a partir de 2020
10.09.2019 09h08  /  Postado por: Magali Drachler

Como forma de manter a segurança dos jovens e com foco na melhora da qualidade de ensino, a partir do próximo ano a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), com sede em Santa Cruz do Sul, não irá mais permitir que menores de 18 anos ingressem na modalidade de ensino de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Atualmente isso é permitido e as aulas ocorrem no período da noite. Neste ano, dos 71 alunos da EJA Ensino Fundamental em Santa Cruz do Sul, 58 são menores de 18 anos.

Segundo o coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, a coordenadoria entende que o período da noite não é o ideal para adolescentes estudarem, sendo que existe a oportunidade de estudarem no diurno. Na opinião do coordenador, a escolha se deve a diferentes motivos e, entre eles, está justamente a questão da segurança desses jovens, bem como, o rendimento escolar que costuma ser melhor durante o dia. O coordenador acredita que essa não aceitação de menores de 18 anos na EJA irá impactar fortemente, mas que se trata de uma lei e mudança necessária.

PROJETO DE ACELERAÇÃO

Uma das propostas da 6ª Coordenadoria Regional de Educação é o Projeto de Aceleração. Segundo o coordenador Luiz Ricardo Pinho de Moura, a proposta será aplicada por meio de um planejamento mais específico para alunos com foco nas aprendizagens necessárias aos anos seguintes.

Conforme ele, esse projeto será colocado em prática em casos de distorção de série/idade, ou seja, quando o aluno está em uma idade avançada, mas devido à reprovação encontra-se em uma série incompatível com a idade. Nessas situações, os professores, que precisarão passar por uma intensa capacitação, irão trabalhar com os alunos de maneira que o ensino tenha qualidade, mas que os estudantes possam avançar de forma mais rápida para séries seguintes. “Vamos trabalhar em cima de dados e fazer um diagnóstico da região. No próximo ano esse projeto será trabalhado mais intensamente”, ressalta.

ENTENDA

EJA Ensino Fundamental: destinada a jovens a partir de 15 anos que não completaram a etapa entre o 1º e o 9° ano. Tem duração média de 2 anos para a conclusão.

EJA Ensino Médio: destinada a alunos maiores de 18 anos que não completaram o Ensino Médio, que completa a Educação Básica no Brasil. Ao concluir essa etapa, o aluno está preparado para realizar provas de vestibular e Enem, para ingressar em universidades. O tempo médio de conclusão é de 18 meses

Fonte: Portal Arauto
Foto: Arquivo / Agência Brasil
Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.