Educação não é caridade”, sustenta Obama, em palestra no Brasil
O ex-presidente dos Estados Unidos Brack Obama veio ao Brasil para participar de evento voltado para o mercado de tecnologia e inovação. Em palestra para um auditório com mais de 10 mil pessoas e mais 5 mil assistindo por transmissão em telões, em São Paulo, Obama falou sobre novas tecnologias, cenário econômico e educação.
“Educação não é caridade, não é um favor aos pobres. Se você investe em educação, está dando oportunidades e fazendo seu mercado mais rico e as suas empresas mais bem sucedidas”, afirmou.
Obama ainda se mostrou otimista sobre o futuro no mercado de trabalho. “As máquinas vão fazer os trabalhos repetitivos, mas só as pessoas podem pensar e inspirar. Por isso temos que motivar os jovens a serem criativos. Os países que fizerem isso da melhor forma serão os mais bem sucedidos”, garantiu.
O ex-presidente deu o exemplo da China, que desenvolveu um programa de educação que forma milhares de matemáticos, cientistas e engenheiros por ano.
Além disso, o ex-chefe da Casa Branca criticou a corrupção. “Se há corrupção, não vai haver um bom mercado. Para isso é preciso ter lei, transparência, prestações de contas, infraestrutura, investimento em escolas, tudo isso gera bons negócios”.
Obama demonstrou preocupação com o futuro do planeta, chamando atenção para a proteção do meio ambiente. “Nós precisamos crescer e ter sustentabilidade. Não adianta ter uma realidade virtual perfeita e a realidade verdadeira devastada”.
*Rádio Gauiba