Eduardo Leite anuncia novo sistema de cobrança de pedágio no RS

O governador Eduardo Leite anunciou o novo modelo de cobrança de pedágio a ser implementado nas rodovias da Serra Gaúcha e do Vale do Caí que fazem parte do Bloco 3 do plano de concessão de estradas gaúcho.
O free flow é um sistema de pagamento automático de pedágio que não utiliza as tradicionais praças de pedágio com cancelas localizadas em determinados trechos das rodovias, Com isso, dispensa a necessidade de redução de velocidade e a parada para pagamento da tarifa.
A estrutura é composta por um pórtico equipado com câmeras e antenas capazes de identificar os veículos.
A identificação pode ser realizada através da tag de cobrança de pedágio instalada no carro, ou pela placa do veículo. Os sensores presentes na estrutura do pórtico são capazes de identificar a altura, largura e comprimento, além da quantidade de eixos rodantes e suspensos e funcionam até mesmo em situações de baixa visibilidade.
Os novos pórticos serão instalados em locais próximos aos que estavam previstos para as praças de pedágio, conforme o plano de concessão. A primeira estrada a receber a estrutura será a RS-122, onde hoje funciona a praça de Flores da Cunha. A partir do mês de dezembro, a cobrança no modelo free flow começará a ser feita cidade serrana.
Já nos demais pontos, como em São Sebastião do Caí e Capela de Santana, o modelo passará a funcionar em janeiro de 2024.