Ícone do site Rádio Geração

É Ouro: ESF Unidos pela Saúde recebe certificação máxima da Secretaria Estadual da Saúde

O prefeito Marciano Ravanello, juntamente com a secretária da Saúde Diana Rauber Mergen, da coordenadora da Rede Bem Cuidar em Arroio do Tigre, Xavéle Pettermann e demais servidores da saúde, estiveram em Porto Alegre, onde receberam das mãos do governador Eduardo Leite e da secretária da Saúde do Estado Arita Bergmann, a certificação de Selo Ouro “UBS Amiga do Idoso”. A condecoração reconhece uma série de projetos e ações desenvolvidas no ESF Unidos Pela Saúde, em Sítio Alto, Coloninha e Taboãozinho, que beneficiam idosos em conformidade com a Atenção Primária à Saúde, através da Rede Bem Cuidar (RBC).

 

O selo é uma certificação conferida pela Secretaria Estadual da Saúde às Unidades Básicas de Saúde que fazem parte da RBC e que implementaram ações do programa direcionadas aos idosos. As unidades que receberam o selo ouro atingiram índices elevados na promoção da saúde dos idosos, a partir da análise de critérios como mapeamento dessa população em seu território, qualificação da assistência farmacêutica e do acolhimento, além de implementação de avaliação multidimensional dos idosos.
A coordenadora da RBC em Arroio do Tigre, Xavéle Peterman, falou sobre a importância de uma ação que olhe para a população idosa e pense formas de melhorar a qualidade de vida durante o envelhecimento. “O Brasil tem passado por um intenso processo de envelhecimento. Então temos que pensar em ações e programas da atenção básica para dar conta disso, porque nem todos envelhecem da mesma maneira, temos muitas desigualdades”, explicou.
Além do reconhecimento, o município foi beneficiado financeiramente. Segundo o prefeito Marciano Ravanello, o município vai receber R$ 187.179,47 para obras de ampliação do ESF de Sítio Alto. O projeto já está pronto há mais de um ano e foi protocolado com antecedência junto ao Governo Estadual, a fim de captar recursos. Após o processo de licitação, as obras devem iniciar no local, que vai contar com a ampliação e adaptação de espaços, com novos consultórios, banheiros e sala de espera, podendo atender o dobro da atual capacidade. Ravanello lembrou que o ESF de Sítio Alto é estratégico, pois atende as comunidades mais distantes da Sede do município, como Coloninha, Taboãozinho, Lagoãozinho, Sítio Novo e Sítio Baixo.
Para a secretária da Saúde, Diana Rauber Mergen, o momento foi de orgulho e muita alegria. Segundo ela, receber um reconhecimento tão expressivo denota que o trabalho que está sendo executado pela Secretaria, com apoio da Administração e com o entendimento das equipes, é significativo e colhe bons resultados. “Quem sai ganhando com tudo isso é a nossa população, que vai ter profissionais ainda mais qualificados e espaços cada vez melhores para receber os atendimentos”, frisou.
Sair da versão mobile