“É mais fácil emitir parecer desfavorável do que ajudar resolver a situação”, diz Ravanelo, após ter contas de 2017 reprovadas pelo TCE/RS
Após o Tribunal de Contas do Estado emitir parecer desfavorável com relação as contas de 2017, o prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello falou no Repórter Geração desta terça-feira, 16. Ele disse que não está surpreso, já que quando assumiu naquele ano, o município estava com a situação financeira complicada, com excesso de gastos com pessoal, situação recorrente de 2015 e 2016, segundo Ravanello.
– Quando assumi tinha a plena convicção de que seria humanamente reverter a situação financeira do município em um ano. De imediato, antes de tomar posse, em dezembro de 2016, fomos até o Tribunal (TCE/RS), relatando a preocupação com o problema. Em janeiro, depois de assumir o Governo (prefeitura de Arroio do Tigre), protocolamos um pedido para que o Tribunal viesse ao município fazer uma inspeção especial. Mas o órgão simplesmente “lavou as mãos” (não atendeu o pedido) – revelou.
O prefeito disse ainda que desde então, iniciaram as ações para retomada de crédito e recuperação das contas.
– Não foi fácil reaver a credibilidade do município e reduzir o índice de pessoal que era excessivo. Estabelecemos metas para os quatro anos e fechamos o mandato de 2017/2020 com a situação resolvida. Mas, isso tem seu preço e, é mais fácil emitir parecer desfavorável do que ajudar resolver a situação – destaca, dizendo que não vai recorrer da decisão. Marciano Ravanello disse que sua gestão passada foi aprovada pelas pessoas que o reconduziram ao cargo de prefeito em 2020 com uma votação expressiva.
O processo foi protocolado na sexta-feira, 12, na Câmara de Vereadores de Arroio do Tigre. Vai passar pela Comissão de Economia e Finanças e deverá permanecer pelo período de 60 dias para consulta da população. Após, a Comissão elabora um parecer, em seguida será feito um projeto de Decreto, que irá para a votação.
Ravanello esteve reunido na tarde desta segunda-feira com a Imprensa onde prestou esclarecimentos e após conversou com os Parlamentares.