Documentos para licitar terceira pista e melhorias na ERS-400 já estão na CELIC
Uma série de encontros e articulações políticas com liderança do governo, secretários estaduais, Daer e deputado Adolfo Brito, nos últimos dois meses, culminaram com reuniões que aconteceram na quarta-feira (17) e no dia de ontem (18), no Palácio Piratini, bem como definição de investimentos para melhorias e Terceira Pista na Rodovia ERS-400.
A Prioridade para a Obra da Terceira Pista na 400, foi definida em audiências com o líder do governo deputado Frederico Antunes, Secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, Secretário da Casa Civil, Artur Lemos e o presidente da Comissão de Agricultura, deputado Adolfo Brito.
No dia de ontem (18), o deputado Brito voltou na Casa Civil, para nova audiência. Na ocasião, obteve por parte do secretário Artur Lemos, a confirmação que a documentação completa já está na Central de Licitações de Obras Públicas do Estado (CELIC), para contratação de empresa especializada que elaborará o projeto final de engenharia, adequação de capacidade, implementação de terceira faixa, bem como efetivação de melhorias de segurança viária entre Candelária e Sobradinho até o entroncamento com a ERS 347, nas imediações do Parque da Feijão, na saída de Sobradinho para Segredo, onde inicia a parte asfaltada em direção à Arroio do Tigre, na RST481.
As informações dadas pelo deputado Adolfo Brito, são de que o Projeto irá analisar também o pedido da Associação dos Caminhoneiros do Centro Serra, encaminhado pelo prefeito Marciano Ravanello, para implantação de duas caixas de brita na descida da Serra entre Candelária e Vila União.
O Prazo para as Empresas interessadas para se inscreverem no processo licitatório, para elaboração do PROJETO TÉCNICO que inclui, também, parte Ambiental e Orçamento, será até dia 04 de janeiro 2022. Posteriormente, teremos então o resultado da análise e será conhecida a vencedora da licitação.
De outra parte, em contato com o DAER hoje (19), foi confirmado que possivelmente, já na semana que, uma empresa terceirizada estará iniciando a recuperação da RST-481, em Cerro Branco, local onde o Rio Botucaraí invadiu a rodovia e interrompeu o transito em uma pista.
Nesta sexta-feira (19), o engenheiro regional de Cachoeira do Sul, João Batista, o deputado Brito e os prefeitos de Lagoa Bonita do Sul e Passa Sete, estão acompanhando as obras no acesso entre os dois municípios, e na sequência, almoçam em Passa Sete, finalizou o parlamentar.