Direitores da 9ª CRE estiveram reunidos com a Secretaria Estadual de Educação em Ijuí
Uma reunião com 250 gestores de escolas da Região Norte do Rio Grande do Sul marcou o início do projeto ‘Bate-Papo com os Diretores’ – um encontro entre o secretário da Educação, Ronald Krummenauer, e os responsáveis pelas instituições de ensino. Desenvolvida pela Secretaria da Educação (Seduc), a ação ocorrerá em todo o estado e promoverá uma aproximação entre o órgão e os gestores escolares. Até o final de março, o secretário falará com os 2.547 diretores da rede estadual.
“Somente conversando com cada um dos diretores é que a gente pode saber a real situação da escola, conhecer seus problemas e a forma com que os trabalhos são realizados”, resumiu o secretário, na manhã desta quinta-feira (1º), no auditório da Universidade de Ijuí (Unijuí).
Na abertura do evento, o secretário palestrou sobre a “escola do futuro”. Ronald transmitiu números e dados que os especialistas acreditam ser o destino da humanidade em um futuro próximo. “Não podemos, em pleno 2018, ter um sistema de ensino basicamente igual ao do século 20. É preciso modernização. Nossa agenda não pode ser voltada ao passado, mas, sim, ao futuro, pois é para o futuro que temos que preparar os alunos”, afirmou.
Na sequência, a diretora pedagógica da Seduc, Sônia Rosa, mostrou aos diretores algumas alternativas para o futuro dos professores e do ensino como um todo. “Estamos em um período em que há mais dúvidas que respostas, mas não quer dizer que não possamos nos preparar para as mudanças que vem por aí”, lembrou a diretora.
Bate-papo
Após a palestra, a pedido do secretário, os diretores foram divididos em cinco grupos. Simultaneamente, enquanto Ronald ouvia os diretores, à frente dos outros quatro grupos havia um diretor da Seduc explicando o funcionamento da pasta e esclarecendo as principais dúvidas. Além de Sônia Rosa, participaram os diretores Rogério Leal (Administrativo) e Paulo Rezende (Logística) e a coordenadora da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), Luciane Manfro.
Neusa Andreatta, da Escola do Campo Edmar Kruel, de Ijuí, elogiou o evento. “Nunca tinha visto um secretário vir até aqui para nos escutar, saber quais são realmente nossos problemas. Ele ouvindo sempre fica mais fácil, e aumenta nossa esperança de resolver o que está errado”, relatou.
“Tínhamos certeza que a logística não teria problemas, pois estamos acostumados a eventos de porte em nossa cidade. Mas o conteúdo das palestras e a recepção dos professores foi ainda melhor do que imaginávamos”, contou o coordenador da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Cláudio da Cruz e Souza.
Além da 36ª CRE, participaram do encontro as seguintes CREs: 9ª (Cruz Alta), 20ª (Palmeira das Missões) e 39ª (Carazinho).
Nesta sexta-feira (2), os representantes da Seduc estarão em Santa Rosa, para encontro com mais 250 diretores das escolas da região. O evento será na Unijuí – Campos Santa Rosa.
Texto: Renato Gava/Ascom SeducEdição: Sílvia Lago/Secom