Dia Nacional da Equoterapia comemorado dia 9 de agosto
A Terapia Assistida por Animais (TAA) é um recurso terapêutico que utiliza a relação humano-animal na promoção da saúde física, social e emocional, bem como para melhorar as funções cognitivas dos pacientes.
Numa abordagem interdisciplinar entre as áreas de saúde, educação e equitação, a terapia com cavalos é indicada como tratamento complementar para crianças e adultos com necessidades especiais, físicas, intelectuais e, ainda, nos transtornos de desenvolvimento, síndromes genéticas, distúrbios de aprendizagem, hiperatividade, déficit de atenção, depressão, estresse, fobias, medos e agressividade.
O Dia Nacional da Equoterapia é uma data comemorativa, com o objetivo de difundir essa importante modalidade terapêutica.
A prática da Equoterapia objetiva a obtenção de benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais.
Os benefícios da equoterapia:
– mobilização pélvica, da coluna lombar e articulações do quadril;
– melhora do equilíbrio e da postura;
– desenvolvimento da coordenação de movimentos entre tronco, membros e visão; estimulação da sensibilidade tátil, visual, auditiva e olfativa, com melhora da integração sensorial e motora.
A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.