Desenvolvimento Rural entrega viveiros de piscicultura em Arroio do Tigre
O apoio à diversificação de culturas no Vale do Rio Pardo será materializado nesta quarta-feira (27), às 17h, com a entrega de viveiros de piscicultura a famílias de agricultores familiares, no município de Arroio do Tigre. A Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), por meio do Programa Integrado de Pesca e Aquicultura, entregará dez viveiros, em solenidade na prefeitura de Arroio do Tigre e posterior visita às propriedades no interior.
Esta será a primeira entrega de viveiros deste ano na região da Associação dos Municípios do Centro-Serra (AMCSerra), composta por 13 municípios. “Esta ação amplia a diversificação da matriz econômica da região, reconhecida pela produção de tabaco e dá uma nova opção de renda e valorização à propriedade familiar”, analisa o secretário da SDR, Tarcisio Minetto.
Com a conclusão das obras em Arroio do Tigre, a SDR tem como foco agora a construção de novos viveiros no município de Sobradinho, beneficiando oito famílias. Para a execução do programa, a SDR conta com os técnicos da sua conveniada Emater/RS-Ascar para a elaboração dos projetos técnicos, que são avaliados pela secretaria. Na sequência, é feita parceria com o município para obtenção de licenças ambiental para a obra e à atividade de piscicultura. A obra é executada com maquinário da SDR.
A entrega dos viveiros em Arroio do Tigre conta com participação do diretor de Desenvolvimento Agrário da SDR, Ricardo Núncio; o gerente regional da SDR, Atílio Puntel; o prefeito de Arroio do Tigre, Gilberto Rathke; o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Jesualdo Priamo; além de representação da Emater, produtores e autoridades da região. Após o ato, o grupo visita obras nas localidades de Linha Paleta e Linha Progresso.
Piscicultura no RS
No Rio Grande do Sul, 68 mil famílias tiram seu sustento da pesca e da aquicultura, produzindo 17 mil toneladas de pescado por ano.
Do Governo do RS