Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: 55 3327 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
19°
17°
17°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo nublado
Tempo nublado
19°
17°
17°C
Arroio do Tigre
Tempo nublado
No ar: Bom Dia Trabalhador
Ao Vivo: Bom Dia Trabalhador
Política

Deputados têm até o dia 1º de abril para decidir se mudam de sigla sem perder o mandato

Deputados têm até o dia 1º de abril para decidir se mudam de sigla sem perder o mandato
03.03.2022 08h00  /  Postado por: Reportagem

A janela partidária, prazo para que deputados federais e estaduais mudem de partido sem correr o risco de perda do mandato, começa nesta quinta-feira (3), e vai até o dia 1º de abril. Neste período, deputados federais ou estaduais poderão trocar de partido sem perder o mandato por infidelidade partidária e, assim, se candidatarem por outras legendas nas eleições de 2022.

Mesmo antes da chamada janela partidária, segundo a Câmara dos Deputados, 39 deputados já deixaram a legenda pela qual foram eleitos em 2018.

Até o momento, o partido mais beneficiado com as trocas partidárias foi o PL, que ganhou 11 deputados e perdeu apenas três. Em seguida, o Republicanos recebeu quatro deputados e perdeu um.

A expectativa é que as trocas durante a janela partidária alterem a composição das bancadas na Câmara dos Deputados. O partido União Brasil, resultante da fusão do PSL com o DEM, conta atualmente com a maior bancada, de 81 integrantes. Antes da fusão, o PSL tinha a maior bancada, com 55 deputados. O segundo lugar permanece com o PT, com 53 deputados.

O processo de mudança de partidária foi todo digitalizado. Agora, o futuro filiado precisa apenas preencher ficha no partido em que ingressará e o próprio realiza a nova filiação por meio do sistema do TSE.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.