Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2019
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: (55) 99732 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Ensolarado com muitas nuvens
28°
18°
27°C
Salto do Jacuí/RS
Ensolarado com muitas nuvens
No ar: Frequência 107
Ao Vivo: Frequência 107
Repórter Geração

Deputado Heitor Schuch cobra suspensão do decreto que acaba com subsídio para a energia elétrica rural

Deputado Heitor Schuch cobra suspensão do decreto que acaba com subsídio para a energia elétrica rural
29.01.2019 14h06  /  Postado por: Magali Drachler

Presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, o deputado Heitor Schuch (PSB/RS) vai pedir ao governo que revogue o Decreto 9.642/2018 que reduz os subsídios da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), atingindo em cheio os agricultores, que passarão a pagar mais pela energia consumida na propriedade. Hoje os produtores rurais contam com subsídios entre 10% e 30%.

Um dos últimos atos do ex-presidente Michel Temer, o decreto, assinado em 28 de dezembro, prevê que no ano prazo de cinco anos todos os benefícios relativos a setor energéticos deixarão de existir. A redução será gradativa, começando agora em janeiro. A medida prevê ainda a eliminação de descontos tarifários acumulados concedidos à irrigação e aquicultura, que permitia que um mesmo consumidor tivesse acesso a dois subsídios ao mesmo tempo. Também atinge quem trabalha com energia solar, eólica e de biomassa (casca de arroz), além de cooperativas de eletrificação rural.

Além da agricultura e dos irrigantes o serviço público de água, esgoto e saneamento também será afetado, perdendo o desconto de 15% incluídos como subsídio da CDE.

Ouça a entrevista, no Repórter Geração desta terça-feira, 29.

 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.