Preocupado com a situação de pacientes com Atrofia Muscular Espinhal (AME), o deputado Adolfo Brito foi recebido na manhã dessa segunda-feira, na Secretaria de Saúde para tratar da situação menino Heitor de Vargas, de Ibarama, caso que vem sendo acompanhado pelo deputado desde o ano passado.
O parlamentar foi buscar orientação da Secretaria da Saúde, Arita Bergmann, para o caso do menino, já que no dia 10 de outubro termina o período de análise da consulta pública realizada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS, visando a inclusão do medicamento Spinraza no sistema de saúde.
Estiveram presentes, além da Secretaria, a Diretora Adjunta da Assistência Farmacêutica do Estado, Simone Amaral e a chefe de gabinete da secretária, Lizete Alberto.
A situação de urgência preocupa não só a família, mas como toda a região, tendo em vista a burocracia, pois várias tratativas já foram realizadas e o Ministério da saúde ainda não confirmou uma data para a aquisição do medicamento via SUS. “Nos próximos dias, dependendo da evolução em Brasília, poderemos ver outras alternativas para o caso”, finalizou o parlamentar.