Deputado Adolfo Brito faz denúncias e critica os atendimentos do SUS
O deputado Adolfo Brito criticou o atendimento prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa. Ele cobrou urgência e empenho, a começar pelos municípios, tendo em vista o tempo que se aguarda para procedimentos e cirurgias.
O parlamentar denunciou o caso de um agricultor do município de Passa Sete, que após sofrer um acidente em outubro de 2015, fez uma cirurgia, quando teve que passar a usar uma bolsa de colostomia, e desde aquela época não consegue fazer o procedimento para retirada da bolsa.
Muitas vezes voltou ao Hospital Universitário da Ulbra, em Canoas, onde havia feito a cirurgia, e o procedimento chegou a ser agendado por diversas vezes, no entanto, próximo as datas estabelecidas, o hospital acabava desmarcando o atendimento ao paciente, fato que tem ocorrido durante os dois anos e meio. O agricultor passa enormes dificuldades e não consegue recursos para fazer o procedimento de maneira particular. O deputado cobrou da tribuna uma participação mais efetiva de vereadores, secretários municipais de saúde, prefeitos, bem como conselhos municipais e estadual de saúde, no sentido de fiscalizar o número de procedimentos feitos nos hospitais, bem como, o efetivo trabalho que deve ser prestado por médicos e hospitais conveniados. Ele também citou o fato de uma senhora de Agudo que aguarda uma prótese de joelho há nove anos.
Adolfo Brito também falou sobre estradas.
Ouça a entrevista no player acima, com Verdi Ubiratan de Moura.
Foto: Divulgação