Delegada de Sobradinho faz palestra para concorrentes a Conselheiros Tutelares de Sobradinho
Nesta terça-feira, 22 de agosto, na Câmara de Vereadores, ocorreu a segunda palestra de formação para os candidatos e candidatas ao Conselho Tutelar de Sobradinho. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social do município, com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente- CMDCA- e da Comissão Eleitoral do Pleito.
Além dos candidatos e candidatas, estiveram presentes também representantes de todas as entidades promotoras e a abertura foi feita pela Secretária de Assistência Social de Sobradinho, Juliana Marion, que agradeceu a presença de todos e apresentou a Delegada Graciela Foresti Chagas, palestrante do dia.
A Delegada de Polícia de Sobradinho e Arroio do Tigre falou sobre “O papel e o relacionamento do Conselho Tutelar com a Polícia Civil”, enfocando direta e incisivamente a importância do cargo e da conduta de um Conselheiro Tutelar, o cotidiano do trabalho, principalmente no momento das ocorrências junto a Polícia Civil e as dificuldades que serão enfrentadas para garantir o cumprimento da Lei de Proteção à criança e ao adolescente, inclusive exemplificando com casos reais e que mereceram muita atenção de toda a Rede de Proteção.
No encerramento da palestra, Graciela Foresti Chagas, parabenizou todos os concorrentes pela disponibilidade em participarem das eleições, destacando que “apesar de todas as dificuldades, não há satisfação maior do que você tirar uma criança de uma situação de violência e proporcionar a ela uma realidade diferente, mostrar que ela pode ter uma vida melhor”, finalizou a palestrante que no final da conversa recebeu um presente como agradecimento pela disponibilidade.
A Secretária de Assistência Social de Sobradinho, Juliana Marion, destacou que o objetivo da Capacitação foi proporcionar a todos os candidatos e candidatas contato com profissionais que vivem o dia a dia de um Conselheiro Tutelar, além de trazer mais informações sobre a função, destacando a importância do cargo e a relação deste com toda a Rede de Proteção.
O município de Sobradinho tem 19 concorrentes inscritos para a disputa das cinco vagas de Conselheiros Tutelares. A eleição será no dia 1º de outubro e a campanha eleitoral de todas as candidatas e candidatos já está acontecendo em Sobradinho.